sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma formiga falou comigo!



Uma formiga falou comigo!

A Bíblia diz: Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar”?[1]

Porém, eu vi que a lição da formiga vai além disso. Vai além da lição sobre a Preguiça!

Agora a pouco, 6:20 da manhã, eu estava sentado na porta do quarto aqui do Seminário, tomando um copo de café (não estava dos melhores, estava meio ralo, sem açúcar nem pó. Eu que fiz). Em frente a minha porta de um muretinha de 1 metro mais ou menos. Uma pequena proteção pra gente não cair lá embaixo. Eu mesmo estendi uma panos velhos sobre a muretinha. Na verdade não estavam estendidos. Estavam jogados, e por estarem jogados e contorcidos faziam um volume sobre a mureta como se fossem uma lombada. NESTA HORA ENTROU A FORMIGA.

Veio uma formiga com uma baita de um pedaço de qualquer coisa sobre a cabeça. Parecia um grão de arroz. Sei que o grão de arroz era do mesmo tamanho dela. Pra ela, com certeza, estava pesado. Carregando aquele peso todo ela se depara com aquele pano retorcido sobre a mureta, que para ela não era uma lombada, era um muro enorme. Como se para nós houvesse um muro de uns 7 metros sobre o qual tivéssemos que escalar com uma mochila de uns 20 quilos nas costas.

Eu não tirei o pano. Ela encarou o muro sem dúvida nenhuma. Resolutamente o transpôs. Olhou pra mim e disse: “Ricardo, está vendo este grão sobre a minha cabeça? Não é só meu, vou dividir com os meus amigos e parentes quando chegar em casa.”

Aquela formiga me deu só “a sacada”. O Espírito Santo falou a moral: “Ricardo, um verdadeiro líder, muitas vezes, carrega um grande peso, e com o peso transpõe muralhas em favor do grupo. Um grande líder se sacrifica em favor dos seus. Um grande líder não pode ser egoísta”.

Eu entendi. Quantas vezes me peguei falando comigo mesmo: “Só vou levar esse tanto de sacolas de supermercado porque são minhas coisas. Se fossem coisas dos outros eu não estaria aqui igual escravo cheio de sacolas pesadas”.

Isso se aplica a vida do líder. Muito peso que você terá de carregar não serão coisas suas propriamente. As vezes será para que um dos seus caminhe em direção à cura. As vezes pode ser um peso que trará reconciliação entre irmãos. Talvez o peso que você carrega se converterá em um momento de comunhão na hora de partir o “grão de arroz”. A verdade é que: Quando chegar o inverno e tudo estiver congelando de frio e você não conseguir trabalhar devido à enorme adversidade, você terá suprimento junto dos seus, você terá um lugar acolhedor formado em dias de peso e de muralhas. Nesse dia você verá que o seu trabalho não foi vão no Senhor!

Obrigado dona formiga. Você me ensinou mais do que uma lição sobre preguiça, ensinou-me a ser líder! Apareça mais vezes!


[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Pv 6:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário